Tatuagem Pode? – Pra. Ana Carolina Steil

Home / Artigos / Tatuagem Pode? – Pra. Ana Carolina Steil

 

Graça e paz meus irmãos

Afinal, pode ou não pode cristão fazer tatuagem? O que a bíblia diz?

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:28

Este é o único versículo bíblico que fala sobre “marcar o corpo”, ou seja, fazer tatuagem.

Muitos utilizam este texto para dizer que tatuagem é pecado. No entanto, jamais podemos pegar um texto fora do contexto para assim virar um pretexto… Rimou!

Vamos entender a passagem. O capítulo 19 de Levítico é uma repetição da lei. Tudo o que Deus proibiu e ordenou que seu povo fizesse está descrito ali. Por que Deus ordenou que o povo não marcasse a pele? Porque muitos povos o faziam para se diferenciar dos demais, outros o faziam como forma de adorar seus deuses. Por isso Deus diz para que seu povo não imite os outros povos, Israel era do Senhor, o único Deus.

Se Deus realmente abominasse a tatuagem deixaria bem claro. Mas o que vemos é uma ordem devido ao contexto que o povo vivia.

Bem, mas já vi pessoas que utilizam o versículo abaixo para enfatizar que tatuagem é pecado.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo
1 Coríntios 6:19

Mais um texto usado fora do contexto. Nessa passagem Paulo está chamando a atenção para nossas atitudes: mentiras, idolatria, adultério, fornicação, avareza; atitudes que entristecem o Espírito Santo. Em nenhum momento fala de tatuagem. Continuo a afirmar, se Deus realmente tivesse algo contra a tatuagem estaria bem claro no texto.

Mas alguns dizem: se somos templo do Espírito, mesmo o texto não falando em tatuagem, creio que devo zelar por isso. Amém. Também creio. Devemos andar descentemente, cuidar com a alimentação, evitar exageros. Mas não podemos usar estes textos para dizer que tatuagem é errado.

Se você deseja fazer tatuagem: amém, a Palavra do Senhor não condena quem o faz. Contudo, gostaria de lhe trazer alguns cuidados antes de você tomar essa decisão:

*Honrar pai e mãe. Independente da sua idade converse com seus pais. Caso eles sejam contra, odeiem tatuagem, se você a fizer estará desonrando seus pais. Parece radical, mas a bíblia em nenhum momento diz: honre pai e mãe até os 18 anos ou até casar. Honrar pai e mãe é para a vida toda.  A honra antecede a obediência.

*Honre sua autoridade espiritual. Se você é membro de uma igreja cuja doutrina é contra a tatuagem, você deve obedecer esta doutrina. Caso não saiba a posição de seu pastor em relação à tatuagem, converse com ele.

*Qual a motivação? Pergunte a si mesmo o porquê de fazer uma tatuagem. Você se sentirá mais feliz? Ou será para ser mais aceito ou dizer algo a seu respeito às pessoas? Procure saber, antes de tudo, quem é você diante de Deus. Se sua motivação é para mostrar a alguém algo que você é, sinto em lhe dizer: a motivação está errada.

*Sempre passe pelo crivo deste versículo:

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm.
1 Coríntios 6:12

Queridas, não sou dona da verdade, por isso convido você a trazer seu ponto de vista diante do que falamos hoje: tatuagem.

Vou deixar um link que fala mais sobre o assunto:

https://youtu.be/9vWplC9qngw – Tatuagem é pecado? _ Fabiana Bertotti

Vamos fazer um Bom Dia?!

 Um forte abraço,

Pastora Ana Carolina Steil.

www.ideasnacoes.com.br