Texto Base: “E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a carregar-lhe a cruz” Marcos 15.21
Anos atrás comecei a estudar de maneira intensiva a vida de Simão Cireneu. A Bíblia não menciona praticamente nada sobre este homem, e nosso trabalho será árduo na busca de informações sobre este ilustre desconhecido da Bíblia.
Muitas vezes em nossa caminhada paramos para refletir e começamos a nos fazer as seguintes interrogações:
1) Como eu estou em Deus?
2) O que tenho produzido para Deus tem sido o meu melhor?
3) Será que estou no local certo, na cidade certa, no ministério certo?
Você já estas perguntas alguma vez na sua vida? A vida e história de Simão Cirineu nos ajudará a responde-las.
Segundo o versículo base que lemos, Simão Cireneu vinha do campo, provavelmente desenvolvendo alguma espécie de trabalho temporário no período das festividades pascais. Alguns estudiosos comentam que naquela época da festividade pascal, o número de pessoas em Jerusalém aumentava muito, necessitando assim de uma demanda maior de mão-de-obra temporária para suprir a necessidade local.
Por isso, acontecia já naqueles dias, algo que é muito comum hoje em datas como 25 de Dezembro (Natal), ou seja, abertura de postos temporários de trabalho. Estes estudiosos acreditam então que Simão Cirineu estava em Jerusalém para sacrificar, e deve ter surgido um trabalho temporário no qual ele aceitou, por isso, no momento da crucificação estava retornando do serviço.
Quando se aproxima de Jerusalém ouve um alvoroço na cidade, e em meio à multidão começa a observar a crucificação.
Os soldados romanos, sempre imponentes, com suas couraças douradas e o tradicional manto vermelho, constrangeram Simão Cirineu a carregar a cruz.
O termo constranger no original grego é “sunecho”, que significa segurar firme a ponto de evitar qualquer fuga. Vemos que eles obrigaram Simão a carregar a cruz.
Você já tentou se colocar no lugar de Simão no exato momento que obrigaram ele a levar a cruz?
Provavelmente ocorreu um gemido em sua alma: Porque eu?
Às vezes questionamos o agir de Deus, questionamos o lugar onde ele nos colocou. Não entendemos o jeito do Senhor trabalhar.
Você foi escolhido por Deus para estar justamente nesta empresa, nesta igreja, neste bairro, nesta cidade.
Para de reclamar deste lugar dizendo que é ambiente de incrédulos e pessoas sem compromisso com Deus.
“Eis a oportunidade de você fazer a diferença neste lugar”
Simão poderia ter questionado o porquê da escolha de Deus. Porque Senhor, tu não me deste uma função mais “light”. Carregar a cruz é algo vergonhoso demais e muito pesado.
NÃO RETROCEDA NO SEU CHAMADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Há uma escolha de Deus sobre tua vida!!!
Siga em frente.
Que Deus os abençoe
Pr. André Steil
Igreja Nação Forte
Brusque/SC
Bênção de Deus 👏👏
Show! com certeza já tive vários porquês! kkk Gloria a Deus!
Nem sempre estamos no lugar certo e na hora certa, mas é preciso responder adequadamente as oportunidades que a vida nos apresenta. Ótima mensagem!