Esforça-te e tem bom ânimo

Leitura Bíblica:”Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei, antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e então, prudentemente te conduzirás. Não to mandei Eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.”  Josué 1.6-9

Estas palavras são do Senhor Deus ao seu servo Josué. Neste período Moisés já havia falecido e, agora o povo se perguntava: quem irá assumir o lugar de Moisés? Por ter ajudado Moisés durante muitos anos, Josué estava bem preparado para assumir o comando do povo.

Sabemos que Deus tem feito promessas para sua vida. Pode ser que Deus, em nenhuma destas promessas tenha lhe dito que um dia você iria trabalhar especificamente em determinada área.

Pode ser também que em algum momento ele tenha sinalizado sobre seu destino profético.

No caso de Josué vemos no livro de Números 27.18-20, que o mesmo já era designado para ser o sucessor de Moisés. No entanto, se você analisar os capítulos seguintes a este, perceberá que Moisés é quem continua liderando o povo; e a promessa é cumprida anos mais tarde.

Vemos o mesmo na vida de Davi, que foi ungido pelo sacerdote Samuel para ser Rei, mas a promessa se cumpriu anos mais tarde. Você pode estar se perguntando: Por que esperar tanto tempo para se cumprir uma promessa?

Porque existe um tempo de preparo!

Josué quando lhe foi prometido ser o sucessor de Moisés, não ficou esperando o líder morrer. Muito pelo contrário, procurava sempre estar junto de Moisés, o servindo, observando, aprendendo. Davi não fez diferente; quando lhe davam a oportunidade de fazer algo, seja cuidando de ovelhas ou à frente de um grande exército, este procurava fazer o melhor.

Seja qual for a atividade que Deus tem colocado em suas mãos hoje: Esforça-te e tem bom ânimo! Faça o seu melhor para Deus!

A palavra ainda nos diz: “… Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o Livro desta Lei; antes, medita nele de dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito…”. Como havíamos dito no início, cada um de nós temos um chamado específico em Deus, e, independente do seu chamado, seja louvar, pregar, administrar, socorro, você precisa conhecer a palavra do Senhor! Agora mais do que nunca, pois você estará ensinando! Como ensinar sem saber?

Mas Deus faz uma promessa para aqueles que meditam e vivem a Sua palavra: “porque, então, farás prosperar o teu caminho e então, prudentemente te conduzirás” verso 8.

Não coloque empecilhos para não fazer a obra do Senhor:  “Não to mandei Eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares.”  

Agarre esta oportunidade de poder servir ao Senhor. Mas sirva à Ele, aquele que te ama e te salvou, com o seu melhor!

Pra. Ana Carolina Steil
Igreja Nação Forte
Brusque – SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *