ARTIGOS

DEUS X MAMON

DEUS X MAMON

"O problema desta geração não é o Dinheiro. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males." (I Timóteo 6.10) Dinheiro é uma questão de senhorio. Quando lemos em Mateus 6.24-34. A Bíblia nos informa sobre Deus ou Mamom. Não há possibilidade de você servir a dois senhores ao mesmo tempo. LEMBRE-SE O Dinheiro é um excelente escravo, mais um péssimo Senhor. As escrituras possuem aproximadamente 300 versículos sobre anjos, 500 sobre amor, 700 sobre fé e mais de 2.350 versículos falando sobre dinheiro e riquezas. Na Bíblia, há 40 parábolas contadas por Jesus. Dentre elas, 16 tratam a respeito de como lidar com dinheiro, ri­quezas, ou posses. Porque Jesus falou tanto? Porque é a área onde mais erramos. E quando um homem se liberta disto, ele passa a…
Read More
Chamados para uma Ruptura

Chamados para uma Ruptura

Texto Base: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”    Gênesis 12.1 O chamado de Abraão nos transmite lições profundas sobre renúncia e relacionamento com Deus. A primeira direção que o Senhor trás ao coração de Abraão consiste em romper com suas raízes, seu passado, para viver um novo tempo na presença do pai. Porque Deus pede esta ruptura familiar para Abraão? Leia Josué 24.2 “Disse então Josué a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Além do Rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses” Terá, pai de Abraão era idólatra e perverso. Para o Senhor desenvolver o chamado em Abraão,…
Read More
Uma Lição de Humildade

Uma Lição de Humildade

  Uma das passagens bíblicas mais impressionantes sem sombra de dúvida é o encontro de Jesus com a mulher Cananéia. Segundo o relato de Mateus 15.21-28 Jesus foi para TIRO e SIDOM, numa das poucas vezes que pisou em território gentio. Uma mulher com a filha “horrivelmente endemoninhada”, clama desesperadamente por uma intervenção de Jesus em sua casa. Muito bem, esta mulher apresentou pelo menos duas grandes ações: Ela provavelmente tinha conhecimento do deus ESHMUN (Deus pagão da cura), cujo templo estava a menos de 5Km a nordeste de SIDOM. Mas, ele não foi até ESHMUN, ela foi até JESUS. Em segundo lugar, no versículo 25 diz que ela ADOROU a Jesus. Mostrando quebrantamento, entrega e total rendição. Estes dois elementos não seriam suficientes para Jesus efetuar o milagre na…
Read More
Escondendo-se da Presença

Escondendo-se da Presença

  “Deus, que estava passeando pelo jardim, e procuraram (Adão e Eva) esconder-se da Presença”  Gênesis 3.8    Você deve concordar comigo que a LUZ sempre denunciará as trevas, certo? Adão e Eva desfrutavam de um relacionamento com Deus, que a nossa mente limitada e pragmática não consegue absorver em sua plena essência. A ordem era clara, comer de todas as delícias do jardim, menos da árvore indicada pelo Pai. Isso geraria morte, quebra de relacionamento, e afastamento da centralidade da vontade do Senhor sobre a vida deste casal. Perceba, que na concepção e coração divino, jamais encontrou-se a ideia de forjar homens robóticos, que o servissem por obrigação e não por amor e obediência. Você conhece a história, a antiga serpente seduz o coração de Eva, ambos pecam, reconhecem…
Read More
A Importância do Preparo

A Importância do Preparo

Texto Base: “Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve pôr mais força; mas a sabedoria é proveitosa para dar prosperidade.” Eclesiastes 10.10   Salomão observando o trabalho no campo escreve um dos textos mais contundentes da Bíblia sobre este tema. Se o machado de um lenhador encontra-se embotado, sem corte, ele tem que empreender muito mais força e energia em seu trabalho, consumindo assim mais do seu tempo. Mas ao investir uma parte do seu tempo afiando o machado, no fim terá economizado tempo e energia.    A partir do momento que a ferramenta estiver afiada, será o corte que determinará o resultado, e não a força do golpe. Concluímos então que é essencial gastar um tempo “preparando” a ferramenta para que o trabalho seja…
Read More
A História dos Morávios

A História dos Morávios

Se existe uma história que mexe comigo e me leva a uma reflexão profunda sobre meu trabalho no Reino, é quando leio sobre os morávios, que se venderam como escravos para que o nome de Cristo fosse conhecido. Quero compartilhar hoje apenas um trecho da história destes valentes, e que este maravilhoso exemplo sirva de inspiração para todos nós. “John Leonard Dober e David Nitschman ambos nasceram na Morávia que hoje é parte da República Tcheca. David nasceu em 18 de Dezembro de 1695 na cidade de Suchdol nad Odrou. Tanto David quanto John Leonard sentiram a necessidade de levar a palavra de Deus a outros continentes. David Nitschmann e John Leonard escreveram a um fazendeiro britânico, que também era governador das Ilhas Virgens Britânicas (no Caribe), e pediram sua…
Read More
Colored People

Colored People

  Ouvindo a canção COLORED PEOPLE da banda gospel americana DC TALK, meu coração passou a refletir sobre a multiformidade de Deus. Você já pensou na multiformidade de Deus? Já contemplou a excelência da criação, os detalhes, a perfeita sincronia do universo? A pluralidade das pessoas, no que tange cor, formato, altura, fisionomia, etc..? Chego a conclusão que Deus realmente é um Deus muito criativo. Nós além de sermos fisicamente diferentes, somos diferentes em muitos outros aspectos. Há diferenças de temperamentos (sangüíneo, colérico, fleumático e melancólico). Diferentes personalidades, poderíamos citar diferenças culturais que estão diretamente ligadas a região onde a pessoa nasceu. Porque não citar diferenças de educação, onde alguns tiveram pais atuantes no preparo para a vida e outros sequer pais presentes tiveram. Em meio a tantos contrastes, diferentes…
Read More
Rito de Passagem

Rito de Passagem

  Eu sei, eu sei, essa história é antiga e provavelmente você já deve ter lido algumas vezes ao longo da sua vida. Mas, tem momentos que determinado texto ministra em nossos corações as verdades de Deus de forma mais intensa, trazendo um brilho diferente, mesmo lendo várias vezes.   Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees? Essa é a velha história que quero relembrar neste dia. O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho. O filho se senta sozinho no topo de uma montanha durante toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte. Ele não pode gritar por socorro para ninguém.  Se ele…
Read More
Esforça-te e tem bom ânimo

Esforça-te e tem bom ânimo

Leitura Bíblica:”Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei, antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e então, prudentemente te conduzirás. Não to mandei Eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde…
Read More
Simão Cirineu

Simão Cirineu

Texto Base: “E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a carregar-lhe a cruz” Marcos 15.21 Anos atrás comecei a estudar de maneira intensiva a vida de Simão Cireneu. A Bíblia não menciona praticamente nada sobre este homem, e nosso trabalho será árduo na busca de informações sobre este ilustre desconhecido da Bíblia. Muitas vezes em nossa caminhada paramos para refletir e começamos a nos fazer as seguintes interrogações: 1) Como eu estou em Deus? 2) O que tenho produzido para Deus tem sido o meu melhor? 3) Será que estou no local certo, na cidade certa, no ministério certo? Você já estas perguntas alguma vez na sua vida? A vida e história de Simão Cirineu nos ajudará a responde-las. Segundo…
Read More